A leishmaniose visceral canina é uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor. Ou seja, é uma zoonose, pode levar ao óbito tanto o humano quanto o cachorro infectado.
Isso desencadeia os sintomas do outro tipo existente da infecção, a leishmaniose visceral. Os sintomas são anemia, perda de peso, queda de pelo, febre, fraqueza, problemas renais, crescimento exagerado das unhas, dificuldade de locomoção, lesões oculares e diarreia.
É preciso lembrar que a leishmaniose canina permanece sem cura total. O que o tratamento faz é promover uma cura clínica e epidemiológica, isso significa que o cachorro não apresentará lesões ou sinais de estar doente.
O melhor é a prevenção, sendo fazer o uso de coleira à base de Deltametrina a 4% nos cães, vacinação dos cães, instalação de telas de proteção nas residências, limpeza dos ambientes, evitando o acúmulo de matéria orgânica, uso de produtos tópicos com ação repelente a insetos, principalmente em crianças e idosos a partir do entardecer.
Comments