Você já deve ter presenciado uma cena muito comum de um cachorro ou outros pets arrastando o bumbum pelo chão em uma posição um pouco estranha, não é mesmo?
Na sua maioria há uma irritação na região do ânus que podem ocorrer por diversos motivos,como:
1- Problemas nas glândulas anais:
Os cães tem glândulas na região do ânus, que servem tanto para lubrificação como para exalar o cheiro que é responsável pela comunicação com outros cães.
Às vezes essas glândulas inflamam, e o cão arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto.
2- Diarreia:
É muito comum um cachorro sofrer alguma vez na sua vida de parasitas intestinais.
Por ingerir, lamber ou mesmo comer coisas como lixo, comidas estragadas etc.
Para saber se o seu cachorro tem uma infecção parasitária, basta olhar para suas fezes, os parasitas costumam ser bastante visíveis (finos, compridos e esbranquiçados).
3- Parasitas:
Em especial as tênias podem causar essa coceira na região do ânus do animalzinho, fique de olho nas fezes, caso veja algo branco, consulte o veterinário.
4- Tosas higiênicas e irritações de pele:
É comum que cães mais alérgicos após a tosa higiênica fiquem com uma irritação local, isso porque a lâmina da tosa é passada na pele, causando o problema.
Se caso você notar que após uns dias da tosa seu cão começa a esfregar o bumbum no chão, provavelmente será esse o problema.
5- Prolapso retal:
Em casos mais graves de constipação e diarreia pode ocorrer o prolapso retal, isto é, a parte final do intestino sai pelo anus, e com isso causa dor, e bastante desconforto no animal que pode tanto arrastar o bumbum no chão como ficar sentando, sem querer se levantar.
A primeira coisa que deverá fazer na próxima vez que o seu cachorro arrastar o seu ânus, e antes de chegar a uma conclusão, é verificar que não tem algo agarrado, como um pedaço de erva por exemplo.
Se não o conseguir fazer depois de se arrastar desesperadamente, ajude-o.
O ideal é sempre estar observando e atento seja qual for a causa que estiver provocando mal-estar no seu amiguinho, é fundamental consultar sempre o veterinário.
Comentarios