A giardíase em gatos tem caráter grave em filhotes e gatos jovens, pois se observa uma forte desidratação, letargia e perda de apetite. Os filhotes podem apresentar casos de diarreia aguda logo após a infecção. Em gatos adultos, os casos de diarreia acontecem, porém em curta duração, intermitentes e crônicos, vale a pena ressaltar que a maioria dos animais que apresentam cistos da Giárdia são assintomáticos, ou seja, não apresentam manifestações clínicas da doença.
Como é transmitida a Giardia em gatos?
Essa doença é transmitida através do contato oral-fecal, ou seja, o gato infectado teve contato com os cistos que estavam presentes nas fezes de outro animal.
O contato com água, objetos e alimentos infectados também transmitem a doença. Gatos mais jovens ou com alguma deficiência imunitária podem apresentar maiores chances de contrair a giardíase.
Formas de prevenção
Higiene do ambiente onde os gatos vivem. Os cistos da giárdia são muito sensíveis ao ressecamento e à maioria dos produtos desinfetantes.
Como tratar o gato infectado por giardíase?
O tratamento deve ser prescrito a todos os animais do ambiente, pois gatos assintomáticos podem liberar os cistos da giárdia e infectar o ambiente. O prognóstico de cura dessa doença é satisfatório, desde que os cistos não permaneçam no ambiente, o que causaria a reinfecção dos animais.
Comments